Autonomia para as crianças, é necessário?

10/02/2017

Já passou pela sua cabeça alguma vez sobre a autonomia que você dá ou deixa de dar aos seus filhos?

Já se perguntou sobre a quantidade de coisas que ele já poderia fazer ou decidir sozinho? E também já imaginou o tempo que você economizaria com isso, e a experiência que proporcionaria a ele ao deixá-lo fazer/escolher algo?

Parece um assunto muito corriqueiro e talvez até simples, mas tenho percebido que muitos pais, mães e cuidadores tem a preciosa mania de decidir pelas crianças e, além disso, também fazem muitas coisas que elas mesmas poderiam fazer.

É importante sabermos que a autonomia dada às crianças é extremamente necessária, isso porque, além delas aprenderem a fazer algumas coisas que lhes são importantes no seu dia a dia, como cuidados pessoais, por exemplo, elas se sentem mais seguras e até mais autoconfiantes. Isso acontece, pois ela entende que aquele adulto lhe entregou a tarefa porque ela é capaz.

Ao dar autonomia para elas, você também aprende em quais tarefas a criança sente mais prazer, e isso é importantíssimo para uma relação mais próxima e consequentemente mais confortável.

Baixe aqui meu ebook gratuito: Como ter uma relação familiar saudável.

Por exemplo: deixe seu filho pentear o cabelo algumas vezes sozinho, e vá auxiliando-o conforme necessário. Logo ele se sentirá confiante e irá conseguir realizar esta tarefa muito bem. Isso com certeza fará com que você tenha mais tempo.... para si e para ele(a).

"Ah que legal vou criar um filho autônomo para ter mais tempo de conversar no whatsapp ou entrar no faceboook!"

Não, não... Que tal usar este tempo para brincar mais com ele, ou para ouvir com atenção o que aconteceu na escola hoje, ou até mesmo para fazer um cafuné no cabelo arrumadinho... Enfim, existem várias possibilidades de contato próximo.

Muitas vezes, o fato da criança participar na cozinha, ajudando a quebrar um ovo, ou mexendo a massa de um bolo, torna-se uma experiência prazerosa e enriquecedora para ela, além disso, é um momento em que conseguimos estar juntos dos pequenos de verdade, e dar atenção que eles verdadeiramente anseiam.

E aí, você tem trabalhado a autonomia de suas crianças? Ou você faz tudo para elas? Conte aqui nos comentários e diga o que achou do texto de hoje.

Compartilhe com os amigos para que este texto possa alcançar muitas pessoas!

Um abraço apertado!